quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tecnologia

A tecnologia da informação transformou a Irlanda em novo refúgio de investimentos e abrigo para diversas empresas.
Pouco discutida e até uma certa incógnita para muitos, a Irlanda teve um dos maiores crescimentos econômicos entre os países ricos, tornando–se um verdadeiro pólo de indústrias tecnológicas.
Para se ter uma idéia, a cada 100 computadores vendidos na Europa, pelo menos 30 são fabricados naquele país, que também é o segundo maior exportador de software – em primeiro, os Estados Unidos.
A trajetória começou há seis anos, quando o país foi listado no topo das nações ricas com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) superior a 7%. Desde a década de 80, com uma radical mudança política e econômica ocorrida na república de apenas 3,9 milhões de habitantes, mais de 1000 multinacionais se instalaram na Irlanda. Para muitas, o país é a porta de entrada para o cobiçado comércio europeu.
Com um mercado de trabalho superaquecido, a Irlanda ainda não consegue suprir a demanda de vagas. Mensalmente, o serviço imigratório contabiliza milhares de pessoas entrando no país à procura de emprego – razoável parcela consiste dos próprios irlandeses em retorno ao país de origem.
Tamanha afluência fez a inflação subir – está em 6%, a mais alta de toda a União Européia. Os imóveis em Dublin, capital, subiram quase 150% desde 1995, aumento sem igual em todas as capitais do mundo.
Apesar de notificada pelo Banco Central Europeu e pela União Européia como um todo, os irlandeses devem seguir em crescimento econômico por um bom tempo. [web insider]

2 comentários:

  1. provavelmente copiou e colou o texto da internet;
    o motivo para eu comentar, é o [web insider] que você deixou no fim do post. Recomendo editar e retirar, além de indicar a fonte

    ResponderExcluir
  2. É verdade Pedro o professor se deu ao trabalho de colocar um texto para nós refletirmos sobre o copia e cola e o Hericlis estava nem ai com isso.
    Tipico ¬¬"

    ResponderExcluir