Quanto ao relevo, as planícies são predominantes, cobrindo cerca de 2/3 do território. No centro, a sudoeste e a leste situam-se as principais cadeias de montanhas: o Maciço Central, os Pireneus e os Alpes – o Monte Branco é o mais alto pico da Europa ocidental, com 4.807 metros.
A costa marítima, de cerca de 5.500 km, acompanha o Mar do Norte, Canal da Mancha, Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo.A rede hidrográfica francesa corresponde a 0,26% da água fluvial do mundo. Quatro rios mais importantes para o desenvolvimento industrial e urbano irrigam o território francês. O Loire, com 1.012 km de extensão, e o Garona, com 575 km, são pouco utilizados na navegação. O rio Sena, com 776 km de extensão, navegável de Rouen até Le Havre, e o Ródano, com 522 km, de Lyon até a região marítima. Por último, o Reno, com apenas 190 Km, na fronteira com a Alemanha, é um dos principais trechos de navegação do mundo.
A França pertence à zona climática temperada. É influenciada por ventos do oeste portadores de massas de ar marítimo que suavizam o clima das regiões litorâneas e interiores. No inverno, os ciclones continentais ocasionam ventos frios e baixa temperatura. A combinação da influência marítima com a latitude e altitude contribuem para a diversidade do clima no país.
A oeste o clima predominante é o oceânico, caracterizado por precipitações regulares e abundantes, com invernos rígidos e verões frescos, e céu nublado com chuvas. O clima mediterrâneo, no sudeste do país, é caracterizado por verões quentes e secos e invernos amenos. Nas regiões mais elevadas as temperaturas são mais frescas e as precipitações mais abundantes. Nos picos costuma nevar por mais de 150 dias ao ano.A temperatura média no país é de 5°C no inverno e de 25°C no verão.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário