quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Culinária




A culinária Portuguesa
é caracterizada por ter pratos ricos, cheios de sabor e baratos de preparar. A influência das antigas colônias na comida portuguesa é clara, especialmente na grande variedade de temperos usados. Há também a influência árabe e moura, especialmente no sul de Portugal. Alho é largamente utilizado, assim como ervas como a salsa





Portugal é uma nação com vocação marítima, e isso reflete-se na quantidade de peixes e frutos do mar consumidos pelos portugueses. Dentre eles, o de maior destaque é o bacalhau, que é a comida nacional de Portugal e da qual se diz que há mais de 365 maneiras diferentes de cozinhar, uma para cada dia do ano. As sardinhas também são muito populares, especialmente assadas, assim como polvos e mariscos.



A carne é amplamente usada na comida portuguesa, especialmente porco e cabrito. A forma mais comum de preparo é assado e ensopado. O que não pode ser servido imediatamente transforma-se numa variedade de produtos de carne, especialmente salsichas. Isso inclui a lingüiça, uma salsicha de porco com cebolas, alho e pimenta; e o chouriço, uma salsicha seca picante.



Vegetais que são populares na culinária portuguesa incluem: tomate, repolho e cebolas. Arroz é bastante usado, assim como batatas.



Os doces são um dos pontos fortes da culinária portuguesa, especialmente as sobremesas baseadas na gema de ovo. Essas são muitas vezes temperadas com canela e baunilha. Dentre os doces populares na culinária portuguesa estão o arroz doce, creme de leite e pudim. Bolos e pastéis também são muito populares.

Curiosidades:

Antigamente os portugueses usavam a clara para engomar roupas, e não sabiam o que fazer com a gema, então assim que surgiu os doces, um exemplo disso é o quindim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário